Por que utilizar o software Gestão de obras:
- Para avaliar os resultados de suas obras: Lucro ou Prejuízo.
- Para consultar o Comparativo entre Orçado x Realizado de receitas e custos da obra ou custos da construção.
- Para fazer o acompanhamento dos custos de material e mão-de-obra.
- Para saber qual a Compra Ideal de materiais.
- Para fazer o Controle de Estoque de Materiais utilizados ou não na obra.
- Para Controlar o Fluxo Financeiro da Obra.
- Para fazer o Controle do Contas a pagar e Contas a Receber da Empresa.
- Para fazer o Controle do Fluxo de Caixa e Conciliação Bancária.
O que o software Gestão de obras faz:
O Software Gestão de Obras faz a gestão integrada da empresa, previsão de receitas e despesas, controles de materiais e mão de obra, cotações e compras, movimentação financeira até o efetivo Resultado da Obra.
Otimiza a compra de materiais oferecendo um módulo de cotações e indicações de melhores compras, permite o rateio de uma mesma Nota Fiscal em diversas Obras. Permite remanejamento de materiais de uma obra para outra.
Para qual tipo de empresa o software Gestão de obras é indicado:
- Para Pequenas ou Médias Construtoras.
- Para Pequenas ou Médias Empresas na área de Construção Civil.
- Para Pequenas ou Médias Empresas de Engenharia.
- Para Pequenas ou Médias Empresas de Reformas.
- Para Pequenas ou Médias Empresas que desenvolvam Projetos.
Funcionalidades do software Gestão de obras:
Módulo de Controle de Acesso e Cadastros Básicos:
- Módulo para gestão dos direitos de acesso ao sistema.
- Módulo de cadastramento de informações básicas para início da operação do software.
- Observação: Estes cadastros, no momento da implantação do software, poderão ser carregados automaticamente. Exemplo: Cadastro de Clientes, Cadastro de Fornecedores, Cadastro de Materiais, etc.
Módulo de Orçamentação de Obras:
- Funcionalidade para identificação dos dados da Obra, como: cliente, endereço da obra, etc.
- Funcionalidade para registro da previsão das Receitas da Obra.
- Funcionalidade para registro da previsão dos Custos da Obra (Materiais, Serviços e Mão de Obra).
- Funcionalidade para Consultar os Dados de Orçamento de Obra (dados de Identificação, Previsão de Receitas e Previsão de Custos) em formato de Tabela (grid de pesquisa), Impressão e Exportação de Dados.
Módulo de Acompanhamento de Obras:
- Funcionalidade para identificação dos dados da Obra, como: cliente, endereço da obra, data de início da obra, etc.
- Funcionalidade para registro das Receitas da Obra, informando as condições comerciais negociadas com o cliente. A partir destas informações, o software possibilita a integração automática com o módulo financeiro, gerando automaticamente o Contas a Receber da Empresa.
- Funcionalidade para registro dos Custos da Obra, podendo ser: custos de materiais ou custos de serviços (mão de obra ou outros).
- Para registro dos Custos dos Materiais, é realizado o cadastramento da Nota Fiscal de Compra, nesta funcionalidade é possível cadastrar: data da Nota, valor da Nota, nº da Nota, Fornecedor, itens da Nota (materiais), quantidade de materiais comprados e custo de cada material comprado, etc. Também é possível indicar / ratear a quantidade de material que será enviada para cada obra ou para o estoque, através deste apontamento, o software consegue alocar exatamente o custo correto do material para cada Obra em andamento. Exemplo: Na Nota Fiscal 1234, foram comprados 100 latas de tinta branca, onde 20 latas de tinta foram compradas para a obra 1 e 80 latas de tinta foram compradas para a obra 2. Após realizado o cadastro da Nota Fiscal, é possível gerar automaticamente o Contas a Pagar da Empresa ou fazer o agrupamento desta Nota Fiscal com outras Notas gerando um título único no Contas a Pagar da Empresa.
- Para registro dos Custos dos Materiais, também é possível importar diretamente as Ordens de Compra aprovadas, gerando automaticamente os custos das obras.
- Para registro dos Custos dos Serviços (Mão de Obras ou Outros), é realizado o cadastramento do Serviço, nesta funcionalidade é possível cadastrar: data do Serviço, valor do Serviço, custo do serviço, Fornecedor, etc. É possível indicar que o serviço será realizado para a obra Y, através deste apontamento, o software consegue alocar exatamente o custo correto do serviço para a Obra em andamento. Exemplo: O empreiteiro João trabalhou 1 Mês, sendo 10 dias na Obra X e 20 dias na Obra Y com um custo de R$ XX,XX, o software atribuirá os custos a cada obra respectivamente. Após realizado o cadastro do Serviço, é possível gerar automaticamente o Contas a Pagar da Empresa.
- Funcionalidade para Consultar os Dados de cada Obra (dados de Identificação, Receitas e Custos) em formato de Tabela (grid de pesquisa), Impressão e Exportação de Dados.
- Funcionalidade para Consultar os Valores Orçados versus Realizados de cada Obra, conforme print de tela a seguir:
Módulo de Compras:
- Funcionalidade para Solicitação de Materiais. Nesta funcionalidade, é possível registrar os materiais e suas respectivas quantidades, possibilitando o envio da solicitação para os fornecedores.
- Na Cotação de materiais, são informados os dados relativos a cotação em si, como: Fornecedor, Material, Quantidade e Valor. A partir destas informações, o software automaticamente gera uma matriz de comparações com as seguintes informações geradas: Melhores Cotações, Compra Ideal, Materiais mais Baratos e Fornecedores mais Baratos, conforme print de tela a seguir:
- Funcionalidade de Pedido de Compra e Aprovação de Compra. No momento da aprovação de compras, é realizada a entrada dos materiais comprados em estoque ou diretamente na obra e também é alimentado automaticamente o contas a pagar.
Módulo de Estoque:
- Tela para entrar com o material em estoque ou mesmo fazer ajustes de estoque necessários.
- Tela para consulta de estoque disponível.
- Possibilidade de utilizar NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) nos materiais.
Módulo Financeiro Contas a Pagar:
- Lançamento de títulos do contas a pagar.
- Possibilidade de lançamento de compromissos com várias parcelas.
- Possibilidade de quitar os títulos do contas a pagar de forma integral ou pagamento parcial.
- Possibilidade de estornar os títulos do contas a pagar.
- Relatório do contas a pagar (por títulos em aberto a vencer, aberto em atraso, quitados, quitados parcial, estornados).
- Matriz de contas recorrentes como folha salarial, luz, água, telefone, aluguel, condomínio, etc.
Módulo Financeiro Contas a Receber:
- Lançamento de títulos do contas a receber.
- Possibilidade de lançamento de compromissos com várias parcelas.
- Possibilidade de quitar os títulos do contas a receber de forma integral ou pagamento parcial.
- Possibilidade de estornar os títulos do contas a receber.
- Relatório do contas a receber (por títulos em aberto a vencer, aberto em atraso, quitados, quitados parcial, estornados).
- Matriz de contas recorrentes – contratos com valores mensais.
Módulo Financeiro Caixa e Banco:
- Cadastro de Taxas, Tarifas Bancárias, Transferências e Operações bancárias em geral.
- Conciliação e Fechamento de Saldos Bancários.
- Emissão de Extrato Bancário.
- Consulta do Fluxo Financeiro por disponibilidade de recurso, por período ou mensal (resumido ou detalhado).
- Fluxo Financeiro de disponibilidade, com indicação dos saldos das Contas Bancárias, considerando ou não os valores da inadimplência, de forma parametrizável.
- Fluxo Financeiro analítico mostrando os títulos previstos e realizados do contas a receber e do contas a pagar e também os lançamentos extras de caixas e bancos.
- Fluxo Financeiro somente da obra em questão.
Módulo de Análise Gerencial:
- Análise de Resultados de Obras, com geração de tabela de resultados e geração de gráficos.
- Análise de Receitas e Despesas, com geração de tabela de resultados e geração de gráficos.
Atendimento pós-venda
- Instalação do Software (programa, sistema).
- Assessoria de Implantação de Software (programa, sistema).
- Treinamento do Software (programa, sistema).
- Suporte ao Cliente.
- Correção de Bugs.
- Liberação de Novas Versões.
- Cloud Computing – Hospedagem e gerenciamento da solução desenvolvida e de toda a infraestrutura de TI necessária para a utilização da solução desenvolvida.