Esta é uma pergunta que muitos empresários fazem, vale a pena desenvolver software sob medida (software personalizado) para sua empresa?
A resposta vai depender de qual é o escopo do projeto, ou seja, quais informações sua empresa deseja controlar e extrair do software.
O principal ponto é a análise da aderência do escopo do seu projeto e do escopo de um produto pré-formatado (pacote de software).
A análise da aderência do pacote de software é de fundamental importância na análise da viabilidade do projeto. Pois se a empresa não se preocupar com a aderência, poderá estar contratando um pacote de software sub ou superdimensionado, nos dois casos isso poderá aumentar significativamente os custos do projeto.
Para que isso não ocorra, o ideal é que a aderência do projeto a um pacote de software seja acima de 70%. Assim, valerá mais a pena sua empresa optar por software pré-formatado e customiza-lo, caso contrário valerá a pena optar por um projeto de desenvolvimento de software sob medida (software personalizado).
Para os dois casos um dos itens principais na hora de contratar o software é verificar a idoneidade do fornecedor de software, o custo benefício do projeto, as referências do fornecedor de software e principalmente a experiência de seu fornecedor de software. Um item muito importante na hora de negociar um projeto sob medida (software personalizado) é se seu fornecedor de software lhe entregará uma cópia do código fonte do sistema.
Diego André Bassani Ferri
Diretor de Tecnologia
Palavras-Chaves: software sob medida, software personalizado, escopo do projeto, projeto sob medida, pacote de software