Hoje se fala muito de aplicativos mobile (apps para android, ios, etc), mas estes aplicativos podem auxiliar a sua empresa a agilizar o atendimento a seus clientes?
A grande maioria dos apps hoje são utilizados como ferramentas de marketing, mas eles podem fazer parte do dia a dia operacional da empresa?
É claro que sim, mas para isso são necessários alguns cuidados básicos.
Um aplicativo mobile (app para android ou ios) sozinho pode não ser uma grande ferramenta operacional, mas um aplicativo mobile (app para android ou ios) integrado com um software corporativo pode se tornar uma grande ferramenta operacional para empresa.
Vamos pensar num exemplo para a área comercial:
Situação 1: A empresa tem um sistema on line de controle de vendas, os representantes se conectam no sistema e fazem as vendas de forma on line.
Mas quando no local da venda, não tem acesso a internet?
Se no aparelho mobile do representante comercial, existir um aplicativo mobile (app para android ou ios). As informações podem ser salvas no app e quando o aparelho detectar sinal da internet o mesmo poderá fazer a remessa de dados para o software principal. Isso agiliza a venda da empresa
Vamos pensar num outro exemplo para a área de atendimento ao cliente:
Situação 2: A empresa tem um sistema on line de atendimento ao cliente em campo, os técnicos se conectam no sistema e consultam e baixam os atendimentos de forma on line.
Mas quando no local do atendimento, não tem acesso a internet?
Se no aparelho mobile do técnico, existir um aplicativo mobile (app para android ou ios). As informações podem ser salvas no app e quando o aparelho detectar sinal da internet o mesmo poderá fazer a remessa de dados para o software principal. Isso agiliza o atendimento técnico da empresa.
Situação 3: A empresa tem um sistema on line de atendimento ao cliente, os vendedores se conectam no sistema e enviam documentos scanneados do cliente e contrato scanneado assinado para o sistema.
Se no aparelho mobile do vendedor, existir um aplicativo mobile (app para android ou ios). O vendedor poderá coletar os documentos como RG, CPF, CNH e outros de forma rápida fotografando o mesmo a partir de um smartphone ou tablet e também coletar a assinatura do Cliente digitalmente a partir de um tablet. As informações podem ser salvas no app e quando o aparelho detectar sinal da internet o mesmo poderá fazer a remessa de dados para o software principal. Isso agiliza o processo de venda da empresa.
Exemplificamos aqui três situações que auxiliam a empresa no atendimento a seus clientes, o grande segredo é desenhar o melhor modelo tendo sempre a ferramenta principal (software corporativo) e seu apêndice não menos importante o Aplicativo mobile (app).
Diego André Bassani Ferri
Diretor
Palavras chaves: Aplicativo mobile; app; android; software; ferramenta