Fone (41) 3224.5180

Vale a pena desenvolver software sob medida para sua empresa ou investir em um pacote de software?

Vale a pena desenvolver software sob medida (software personalizado) para sua empresa ou investir em um pacote de software? (Conheça o Desenvolvimento de Software sob Medida– clique aqui )

Esta é uma pergunta que muitos empresários fazem, vale a pena desenvolver software sob medida (software personalizado) para sua empresa?

A resposta vai depender de qual é o escopo do projeto, ou seja, quais informações sua empresa deseja controlar e extrair do software.

O principal ponto é a análise da aderência do escopo do seu projeto e do escopo de um produto pré-formatado (pacote de software).

A análise da aderência do pacote de software é de fundamental importância na análise da viabilidade do projeto. Pois se a empresa não se preocupar com a aderência, poderá estar contratando um pacote de software sub ou superdimensionado, nos dois casos isso poderá aumentar significativamente os custos do projeto.

Para que isso não ocorra, o ideal é que a aderência do projeto a um pacote de software seja acima de 70%. Assim, valerá mais a pena sua empresa optar por software pré-formatado e customiza-lo, caso contrário valerá a pena optar por um projeto de desenvolvimento de software sob medida (software personalizado).

Para os dois casos um dos itens principais na hora de contratar o software é verificar a idoneidade do fornecedor de software, o custo benefício do projeto, as referências do fornecedor de software e principalmente a experiência de seu fornecedor de software. Um item muito importante na hora de negociar um projeto sob medida (software personalizado) é se seu fornecedor de software lhe entregará uma cópia do código fonte do sistema.

Diego André Bassani Ferri
Diretor de Tecnologia

Quer saber mais sobre desenvolvimento de software sob medida clique aqui

VER MAIS ARTIGOS: 

Palavras-Chaves: software sob medida, software personalizado, escopo do projeto, projeto sob medida, pacote de software


Comente