Fone (41) 3224.5180

Fluxo Caixa em Tempos de Crise, qual sua importância?

Fluxo de CaixaArtigo –  Fluxo Caixa em Tempos de Crise, qual sua importância?  (Conheça o Sistema Financeiroclique aqui)

No dia a dia o Fluxo de Caixa da empresa é muito importante para a saúde financeira da mesma, em tempos de crise esta importância cresce ainda mais. Pressupondo que sua empresa não tem dinheiro disponível na data X para o pagamento de despesas, ou seja, de alguma forma a empresa terá de correr atrás de capital de giro. Se neste momento, você não possuir uma previsão dos recebimentos e das despesas futuras você poderá contratar um Capital de Giro muito superior ou mesmo muito inferior ao que era necessário.

O grande problema de contratar um Capital de Giro na medida errada é saber se a curto ou médio prazo você conseguirá pagar o custo desta contratação sem necessitar de novos Empréstimos. De maneira geral, os empréstimos no Brasil tem juros muito altos, o que aumenta muito o custo da operação. Se corriqueiramente sua empresa contrair novos empréstimos, porque não calculou direito sua necessidade de capital, o custo destas operações ficarão muito altos podendo afetar diretamente em:

· Falta de Capital para investir em novos Produtos e Serviços.

· Falta de Capital para investir na manutenção de Produtos e Serviços.

· Falta de Capital para a operação do dia a dia da empresa.

· Falta de Capital para Pagamento de Impostos, que a médio prazo poderá se tornar um grande problema.

Portanto, como já pudemos exemplificar acima é  essencial que sua empresa tenha um controle de fluxo de caixa com muita assertividade.

Este controle de fluxo caixa, pode ser feito em qualquer tipo de ferramenta caderno, excel, sistemas, mas o mais importante é que sua empresa sempre tenha as informações necessárias disponíveis para consulta de forma muito rápida.

Lembrando que, um fluxo de caixa confiável sempre tem que estar atualizado, informando entradas e saídas de recursos previstos e entradas e saídas de recursos realizados.

Diego André Bassani Ferri

Diretor

Conheça o Sistema Financeiroclique aqui

VER MAIS ARTIGOS: 

 

Palavras-Chaves: fluxo de caixa; capital de giro; empréstimos;


Comente