Fone (41) 3224.5180

Como usar o QR Code para organizar a área de armazenamento de sua empresa?

Artigo – Como usar o QR Code para organizar a área de armazenamento de sua empresa? (Conheça nosso serviço de desenvolvimento de software sob medida e também nosso desenvolvimento de software sob medida para Coletores de Dados e Aplicativos Mobile)

Num primeiro momento, precisamos saber o que é o QR Code. É um código de barras bidimensional, que pode ser escaneado por câmeras de smartphones ou de coletores de dados.

O QR Code permite um conteúdo mais abrangente, possibilitando incluir mais informações como Descrição do Produto, lote de fabricação, data de validade, etc.

O QR Code pode ser muito útil na organização da área de armazenamento e movimentação de estoques  de sua empresa, o QRCode pode ser utilizado para identificar: pallets, produtos, locais de armazenagem (como rua, prateleira e andar).

Vamos exemplificar uma das possíveis utilizações de QR Code para a área de estoque:

Vamos imaginar um galpão de armazenamento de produtos com 4 ruas, diversas Prateleiras e 3 Andares. Neste espaço estão armazenados diversos pallets, cada qual com seus respectivos produtos, ocupando endereços diferentes.

Mas e se você quiser saber em qual endereço de estoque esta armazenado um determinado tipo de produto, como fazer?

Uma das possibilidades é identificar os endereços de estoque com QR Codes e a cada vez que for armazenado um pallet ou um novo produto naquele endereço de estoque, o operador da empilhadeira bipar o QR Code do Local onde ele está armazenando os Produtos ou Pallets, associando-o ao QR Code do Produto.

Como ele pode bipar?  

Ele pode usar um Smarphone ou um Coletor de Dados, tanto um dispositivo quanto outro podem ser programados para ler QR Codes. A partir do bipe registrado neste dispositivo, o mesmo pode transmitir esta informação para um software onde, num Banco de Dados, exista o controle do estoque e de seu endereço de armazenamento. As consultas a este banco de dados podem ser feitas em Estações ou no próprio dispositivo móvel, utilizando o QR Code como filtro de pesquisa.

Vantagens de utilização do QR Code no armazenamento.

Localização fácil e rápida do local (endereço) onde está estocado o Produto e as quantidades armazenadas, através de consulta no Banco de Dados, pesquisando pelo QR Code do Produto.

Visualização rápida e fácil dos endereços de armazenamento disponíveis, racionalizando a operação de estocagem.

Utilização dinâmica do endereços de estocagem.

Racionalização no processo de separação e expedição de Produtos, através da leitura do QR Code.

Fácil  conferência das quantidades separadas a serem embarcadas, evitando falhas na entrega.

Possibilidade de registrar, através da leitura do QR Code do produto, quais as unidades de produto entregues a cada Cliente, facilitando rastreamentos futuros.

Simplificação, rapidez e segurança no processo de Inventário.

Recomendação – Sempre é importante lembrar que a utilização deste tipo de recurso deve ser planejada de forma a integrar os diversos processos, normalmente sendo suportada por uma aplicação de Software nos dois níveis, Banco de Dados que faça a gestão integrada e dispositivos móveis que permitam de uma forma simples e flexível fazer a captura e registro das informações.

Ivanir Ferri

Diretor

Conheça nosso serviço de desenvolvimento de software sob medida e também nosso desenvolvimento de software sob medida para Coletores de Dados e Aplicativos Mobile

SEGUEM ARTIGOS PUBLICADOS PELA NVi: 

Palavras – Chave: Coletor de Dados; QR Code; Leitura QR Code, Smratphone; Software


Comente