Fone (41) 3224.5180

Como fazer o Gerenciamento de Obras?

Artigo – Como fazer o Gerenciamento de Obras? (Conheça nosso Software Gestão de Obras)

Essa questão é muito complexa, pois existem vários aspectos a serem analisados. Mas neste texto, vamos focar na questão do gerenciamento de obras ou gestão de obras com foco no aspecto financeiro. Um dos principais pontos a serem observados na execução de uma ou mais obras, são os prazos de entrega e também os materiais necessários para execução da mesma. Falhas nos processos de compra ou nos prazos de entrega tem impacto direto na produtividade e reflexos significativos no resultado.

Portanto, um dos primeiros itens a serem observados ao iniciar a execução de uma obra é a lista de materiais necessários. O profissional que irá gerenciar está obra, tem que saber de antemão, quais são os materiais que serão necessários para que seja disparada a compra dos mesmos. Como sabemos um dos segredos da lucratividade de uma obra, inicia-se na compra de materiais. Portanto, é imprescindível que sejam realizadas diversas cotações dos materiais em diversos fornecedores. Com essas informações em mãos, os gestores da obra podem fazer matrizes comparativas do tipo: em qual fornecedor o produto X é mais barato, em qual fornecedor o total da compra é mais barato, qual seria o valor da minha compra ideal. Com essa matriz montada, a decisão de compra fica fácil de ser realizada, proporcionando uma redução no custo total da obra.

Outro ponto muito importante para que o Gestor da Obra possa acompanhar diariamente, é o custo da obra em si (custo de materiais + custo de mão de obra, etc). Para que o gerenciamento da obra seja eficaz, é necessário que o gestor possa, a qualquer momento e em tempo hábil, comparar o valor orçado versus o valor realizado para determinada obra. Assim, caso seja detectado algum desvio significativo, pode-se tomar alguma ação corretiva em tempo de garantir um melhor resultado.

O ideal é que o gestor da obra possa visualizar o fluxo financeiro da obra, desta forma a alocação de recursos financeiros torna-se previsível e de mais fácil gerenciamento.

Essas são algumas dicas para garantir o resultado, fazer a gestão financeira de uma obra ou o gerenciamento financeiro de uma obra, um bom planejamento principalmente na compra de materiais e um acompanhamento contínuo da execução da obra na questão de custos.

Diego André Bassani Ferri

Diretor

Conheça nosso Software Gestão de Obras

SEGUEM ARTIGOS PUBLICADOS PELA NVi: 

Palavras Chaves: Gerenciamento de Obras, Gestão de Obras, Lista de Materiais Necessários, Cotações de Materiais, Gestor da Obra, Fluxo Financeiro da Obra.


Comente