Um dos grandes problemas na área de tecnologia são projetos mal sucedidos de implantação de software. Alguns dos fatores mais problemáticos são os atrasos consecutivos na entrada do software em produção e a não conformidade do software em relação ao processo da empresa. Então segue a pergunta, como implantar um sistema sem atrasar ou causar transtorno?
O primeiro passo, é escolher uma pessoa com perfil gerencial e que tenha total conhecimento dos processos da empresa e autonomia para modificar estes processos caso seja necessário. Esta pessoa a partir de então será o gerente do projeto, ela fará a gestão dos serviços.
O segundo passo, é escolher uma pessoa com conhecimento em tecnologia para que auxilie o gerente do projeto a tomar decisões relacionadas a tecnologia.
É necessário que o gerente do projeto faça um trabalho de mapeamento detalhado dos processos internos da empresa, já aproveitando para melhorar estes processos.
Agora que a sua empresa já possui um mapa de processos definido, defina o escopo de seu projeto e discuta com sua diretoria.
Busque os produtos (softwares/sistemas) ofertados no mercado e faça um trabalho de comparação entre o seu processo (já redefinido com melhorias) e os produtos encontrados. Caso não seja encontrado nenhum produto (software/sistema) que tenha aderência de 65% ou mais a seus processos o recomendável é então contratar um serviço de desenvolvimento de software sob medida ou desenvolvimento de sistema sob encomenda.
Após ter definido o escopo do projeto e o fornecedor de serviços, negocie prazos de entrega, lembrando que devem ser compatíveis com a sua realidade mas também com a realidade de seu fornecedor.
No momento de negociar o ideal sempre é montar um cronogama em conjunto com o fornecedor e colocar marcos onde o gerente de projeto possa monitorar os trabalhos realizados ou seja possa fazer a gestão dos serviços. Isto serve para sistemas de pequeno, médio e grande porte.
Lembrando que a implantação de um sistema é um trabalho em equipe onde 50% é de responsabilidade do fornecedor e os outros 50% são de responsabilidade do cliente. O fornecedor desenvolve e ensina o cliente como deverá ser usado o sistema, mas o cliente é responsável por colocar seus processos no ar e alimentar da melhor forma possível o sistema.
Com estas pequenas ações, qualquer trabalho de implantação de sistemas em sua empresa será um sucesso.
Diego André Bassani Ferri
Diretor
Palavras-Chaves: software, sistema, software sob medida, desenvolvimento de sistema sob encomenda, implantação.