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“Extravio” ou “perda” de equipamentos está gerando multa para sua empresa?

Saco de DinheiroArtigo – “Extravio” ou “perda” de equipamentos está gerando multa para sua empresa? (Conheça um software para controle de equipamentosclique aqui)

No mercado atual, os contratos entre empresas terceirizadas de prestação de serviços e operadoras que possuem hardware a ser alocado no cliente normalmente prevêem multas  caso ocorra “extravio” ou “perda” de equipamentos. Vamos aos exemplos para facilitar o entendimento:

Exemplo 1:

Operadora de TV ou Internet, pode prever multa no contrato com suas prestadoras de serviço, caso as mesmas “extraviem” ou “percam” algum equipamento (decoder, smart card, etc) durante a instalação do mesmo em cliente.

Exemplo 2:

Bandeira de Cartão, pode prever multa no contrato com suas prestadoras de serviço, caso as mesmas “extraviem” ou “percam” algum equipamento (terminal pos, simcard, etc) durante a instalação do mesmo em um lojista.

Exemplo 3:

Empresa de Telefonia, pode prever multa no contrato com suas prestadoras de serviço, caso as mesmas “extraviem” ou “percam” algum equipamento (placa mãe, nobreaks, etc) durante a instalação do mesmo em uma antena de celular.

Como fazer para diminuir a incidência destas multas e também a “perda” ou “extravio” de equipamentos?

Organizando seu estoque de equipamentos e controlando a rotatividade dos mesmos, sem dúvida nenhuma o percentual de “perdas” e “extravios” cairá drasticamente.

O primeiro ponto a ser controlado é a entrada deste estoque e também o histórico desta entrada de estoque, o controle poderá ser de diversas formas, mas você deverá sempre manter atualizada a posição do equipamento que entrou em seu estoque (número de série), o número da nota fiscal, a data da nota fiscal, a data de entrada do equipamento. Também deverá listar quais equipamentos que não vieram corretamente na carga.

O Segundo ponto a ser controlado é a passagem do material em estoque para os técnicos, novamente o controle poderá ser de diversas formas, mas é importante saber quais números de série foram efetivamente enviados para o técnico e em qual data ocorreu este envio. Lembrando que é importantíssimo, a guarda do histórico de todas estas movimentações de estoque.

O terceiro ponto a ser controlado e talvez o principal, é o registro dos equipamentos que foram instalados em cliente e também o registro dos equipamentos retirados do cliente, que num primeiro momento devem ficar na responsabilidade do técnico que fez a retirada.

O quarto ponto a ser controlado é a devolução dos equipamentos para a Operadora em questão.

Em todos os pontos a serem controlados, é importante que:

Com essas medidas, que mesmo parecendo trabalhosas, de fato são simples, a “perda” e extravio de equipamentos será drasticamente reduzida, quando não eliminada por completo, e as multas com as operadoras diminuirão de valor até a redução total das mesmas.

Diego André Bassani Ferri

Diretor

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Palavras – Chave: multa, equipamento, perda, extravio


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