Fone (41) 3224.5180

Como rastrear produtos, matérias-primas e embalagens?

Artigo – Como rastrear produtos, matérias-primas e embalagens? (Conheça nosso serviço de Desenvolvimento sob medida para Coletores de Dados ou Aplicativos Mobile)

A cada dia mais, especialmente para uma empresa de que produz alimentos, mas também para qualquer tipo de indústria, é imprescindível rastrear os produtos e as matérias-primas que compõe sua fabricação e também as embalagens utilizadas para empacotar o produto.

Hoje existem muitos problemas sanitários, e a exigência de um cliente ou mesmo de um país para a compra de um produto se torna maior.

Para que a empresa consiga rastrear os lotes de matérias-primas que compõe o produto até os lotes de embalagem em que os produtos foram empacotados, você necessitará de diversos tipos de controle.

O primeiro controle será de armazenar os lotes de matérias-primas que compuseram determinado lote de um produto e determinado lote de embalagens.

O segundo controle será de armazenar os lotes de embalagens em que foi empacotado ou embalado determinado lote de um produto.

O terceiro controle será de armazenar informações sobre quais os produtos, identificados individualmente, foram entregues para cada Loja, para que as vendas sejam realizadas para o cliente final.

Para isso, você precisará:

Hoje, temos a tecnologia como uma grande aliada neste processo. Poderemos ter como ferramentas de Controle Planilhas ou mesmo Sistemas ERP ou Sistemas Sob Medida. Para a leitura de Códigos de Barras ou QRCodes poderão ser usados Coletores de Dados ou mesmo Smartphones.

Quando sua empresa for desenhar um projeto de rastreabilidade, o importante é ter em mente quais são os controles necessários e também que a tecnologia poderá automatizar e auxiliar nos processos de rastreabilidade desde a compra de matéria-prima até a venda do produto pronto na loja.

Importante frisar que, o fato do ERP dispor da funcionalidade de rastreamento, não quer dizer que ela funcione integralmente. Pois normalmente estas informações não são disponibilizadas, devido a falta de coleta de dados em cada processo, desde a recepção da matéria prima, a liberação para a área de produção, o processo de expedição e logística de entrega dos produtos ao Cliente final. Neste caso, são necessários softwares específicos para a coleta das informações em cada processo, de uma forma simples, ágil, confiável e completa para retroalimentar o ERP.

É neste momento que entra o uso de Coletores de dados e smartphones com soluções estrategicamente desenhadas para garantir a rastreabilidade do início ao final do processo industrial e comercial.

Diego André Bassani Ferri

Diretor

Conheça nosso serviço de Desenvolvimento sob medida para Coletores de Dados ou Aplicativos Mobile

SEGUEM ARTIGOS PUBLICADOS PELA NVi: 

 

Palavras-Chave: Coletores de Dados, Smartphone, Leitura de Código de Barras, Leitura de QRCode, Rastreamento de Produtos, Rastreamento de Matéria-Prima

 

 

 

 


Comente