Fone (41) 3224.5180

Como organizar as contas e o fluxo financeiro da sua empresa?

Como organizar as contas e o fluxo financeiro da sua empresa? (Conheça um software de gestão financeiraclique aqui)

Qual empresário ou empresa que nunca se deparou com uma conta inesperada para pagar ou com algum problema de última hora no caixa da empresa.

Para evitar estes tipos de problemas, o ideal é que a pessoa ou o departamento responsável pela área financeira da empresa possa organizar a área de tal forma que as contas a pagar e as contas a receber estejam previstas com suas respectivas datas de vencimento e valores.

O primeiro passo é catalogar e fazer uma lista de todas as receitas e despesas do mês corrente e também já prever qual dos itens da lista de receitas e despesas serão recorrentes nos próximos meses.

Com esta lista montada, então é possível atribuir valores e datas de vencimento para cada item ou título da lista tanto para contas a receber como para contas a pagar. Como alguns destes itens são recorrentes, automaticamente você já monta um orçamento do contas a receber  e do contas a pagar para os próximos meses. O importante é sempre que entrar uma nova conta (a pagar ou a receber), é necessário que a lista de itens ou títulos seja atualizada.

O segundo passo é a atualização dos itens ou títulos lançados mês a mês. Esta atualização é referente a data e valor realizado de recebimento ou a data e valor realizado de pagamento.

O terceiro passo é a montagem do fluxo financeiro através das leituras dos itens ou títulos cadastrados mês a mês, no momento de montar o fluxo financeiro poderá ser dividido o fluxo financeiro em previsto e também em realizado.

O quarto passo é alimentar esta matriz seja ela em planilha eletrônica ou em software. Com esta alimentação diária e organização, é possível que os responsáveis pela área financeira e a diretoria da empresa possam obter informações relevantes e de forma rápida sobre o fluxo de caixa da empresa e outros detalhes da área financeira.

O ideal é que o departamento financeiro da empresa mantenha no dia a dia as atualizações de dados necessárias e que a empresa invista em um software para ser a ferramenta base deste processo e com isso possa minimizar qualquer tipo de problema financeiro relativo a organização da empresa.

Diego André Bassani Ferri

Diretor

Conheça um software de gestão financeiraclique aqui

VER MAIS ARTIGOS: 

Palavras-Chave: Financeira, contas a pagar, contas a receber, receita, despesa, título, fluxo financeiro, software, caixa.

 

 

 


Comente