Fone (41) 3224.5180

Como implantar um sistema sem atrasar ou causar transtorno?

Interrogação

Artigo – Como implantar um sistema sem atrasar ou causar transtorno?

Um dos grandes problemas na área de tecnologia são projetos mal sucedidos de implantação de software. Alguns dos fatores mais problemáticos são os atrasos consecutivos na entrada do software em produção e a não conformidade do software em relação ao processo da empresa. Então segue a pergunta, como implantar um sistema sem atrasar ou causar transtorno?

O primeiro passo, é escolher uma pessoa com perfil gerencial e que tenha total conhecimento dos processos da empresa e autonomia para modificar estes processos caso seja necessário. Esta pessoa a partir de então será o gerente do projeto, ela fará a gestão dos serviços.

O segundo passo, é escolher uma pessoa com conhecimento em tecnologia para que auxilie o gerente do projeto a tomar decisões relacionadas a tecnologia.

É necessário que o gerente do projeto faça um trabalho de mapeamento detalhado dos processos internos da empresa, já aproveitando para melhorar estes processos.

Agora que a sua empresa já possui um mapa de processos definido, defina o escopo de seu projeto e discuta com sua diretoria.

Busque os produtos (softwares/sistemas) ofertados no mercado e faça um trabalho de comparação entre o seu processo (já redefinido com melhorias) e os produtos encontrados. Caso não seja encontrado nenhum produto (software/sistema) que tenha aderência de 65% ou mais a seus processos o recomendável é então contratar um serviço de desenvolvimento de software sob medida ou desenvolvimento de sistema sob encomenda.

Após ter definido o escopo do projeto e o fornecedor de serviços, negocie prazos de entrega, lembrando que devem ser compatíveis com a sua realidade mas também com a realidade de seu fornecedor.

No momento de negociar o ideal sempre é montar um cronogama em conjunto com o fornecedor e colocar marcos onde o gerente de projeto possa monitorar os trabalhos realizados ou seja possa fazer a gestão dos serviços. Isto serve para sistemas de pequeno, médio e grande porte.

Lembrando que a implantação de um sistema é um trabalho em equipe onde 50% é de responsabilidade do fornecedor e os outros 50% são de responsabilidade do cliente. O fornecedor desenvolve e ensina o cliente como deverá ser usado o sistema, mas o cliente é responsável por colocar seus processos no ar e alimentar da melhor forma possível o sistema.

Com estas pequenas ações, qualquer trabalho de implantação de sistemas em sua empresa será um sucesso.

Diego André Bassani Ferri

Diretor 

Quer saber mais sobre desenvolvimento de software  – clique aqui

VER MAIS ARTIGOS: 

Palavras-Chaves: software, sistema, software sob medida, desenvolvimento de sistema sob encomenda, implantação.



Comente