Fone (41) 3224.5180

Como fazer o Planejamento Financeiro para a sua Empresa?

Planejamento FinanceiroArtigo – Como fazer o Planejamento Financeiro para a sua Empresa? (Conheça um Software de Controle de Orçamentos e Gestão Financeiraclique aqui)

O primeiro passo para ser realizado o planejamento financeiro da sua empresa é organizar um plano de contas, dividindo em grupos e subgrupos de contas, segue um exemplo básico:

Receitas

1. Receita com Produtos

1.1  Produto A

1.2  Produto B

2. Receita com Serviços

2.1 Serviço A

2.2 Serviço B

Despesas

1.Remunerações

1.1  Salários

1.2  Vale Refeição

1.3  Vale Alimentação

1.4  Plano de Saúde

2. Matéria – Prima

2.1 Matéria – Prima A

2.2 Matéria – Prima B

Como foi comentado anteriormente, este é um exemplo básico de plano de contas. Após ser criado um plano de contas completo, deverá ser criada uma planilha de orçamento para o Ano. Neste orçamento, deverá conter a expectativa da empresa em relação as receitas, despesas e investimentos. Também deverão ser previstas formas de registrar as receitas e despesas realizadas durante o período (divididas em plano de contas). Para que dessa forma possa ser visualizado um relatório de orçado versus realizado. Desta forma, sua empresa deu o primeiro passo para se fazer o planejamento financeiro, pois o mesmo é muito importante na tomada de decisões estratégicas da empresa.

Um Orçamento de boa qualidade  pode ficar totalmente comprometido, se não  for alimentado  de forma ágil e correta  com as transações que formam o realizado.

O Controle de quais contas estão tendo problemas, estourando o valores orçados deve ser fácil, confiável e permanente.

A análise da composição dos valores reais, tanto em termos de terem sido corretamente classificados, como em termos de terem sido devidamente contratados e liquidados nas datas corretas é essencial para que se possa administrar corretamente os resultados.

Concluindo, o Planejamento Financeiro pode  ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso de uma empresa ou organização. Os recursos financeiros disponíveis são finitos e limitados. Portanto, é muito importante planejar quanto, quando e em que se pode gastar ou investir no dia a dia das empresas e organizações.

 

Ivanir Ferri

Diretor

Conheça um Software de Controle de Orçamentos e Gestão Financeiraclique aqui

VER MAIS ARTIGOS: 

Palavras-Chave: planejamento financeiro, plano de contas, orçamento.


Comente