Fone (41) 3224.5180

Como diminuir seus problemas durante um inventário?

Código de BarrasArtigo – Como diminuir seus problemas durante um inventário? (Conheça o Software para Coletor de Dados – Inventário – Contagem de Estoque clique aqui)

Dia de inventário no estoque, é sempre um dia complicado, devido ao excesso de trabalho e as inconsistências encontradas entre o que deveria ter em estoque (controlado no sistema (ERP)) e o que realmente é contado. Portanto, toda a dica para minimizar os problemas e minimizar o trabalho é sempre bem vinda.

O ponto principal durante um inventário é a organização, quanto mais organizada for a operação, menos problemas ocorrerão posteriormente.

Primeiro, deve haver um ponto de corte no sistema, onde não possa mais sair nem entrar nada no estoque até que seja finalizado o inventário daquele local ou daquele produto.

Segundo, as prateleiras onde se encontram os produtos devem ser subdivididas para facilitar a contagem. O ideal, mas nem sempre possível, é que se faça a contagem e recontagem dos produtos dentro desta subdivisão mencionada. Assim, caso ocorram discrepâncias entre quantidade contada e quantidade recontada, poderá ser feita uma terceira contagem para que a quantidade de produtos contados dentro daquela subdivisão fique correta.

Após, ter sido realizada a contagem e recontagem de todas as subdivisões daquele local de estoque, devem ser somadas todas as quantidades de produtos iguais para que possa ser dada entrada no sistema (ERP).

Este método, de particionar o local de estoque em diversas contagens e de fazer contagem e recontagem, auxilia a minimizar erros e a diminuir o re-trabalho quando acontecem contagens erradas.

Outro método, é substituir a contagem manual por contagem automática com coletores de dados. Quando a contagem de estoque é realizada via coletor de dados, o operador simplesmente bipa o código de barras do produto e a contagem fica automatizada pelo software que roda dentro do coletor de dados. Isso, faz com que o processo fique mais rápido e também ocorram menos erros operacionais.

Essas são algumas dicas que poderão minimizar seus problemas durante um inventário.

Diego André Bassani Ferri

Diretor

Conheça o Software para Coletor de Dados – Inventário – Contagem de Estoqueclique aqui

VER MAIS ARTIGOS: 

 

Palavras-Chave: Software, Coletor de Dados, Inventário, Contagem de Estoque, Código de Barras do Produto.


Comente