Fone (41) 3224.5180

A era da Informação

Artigo – A Era da Informação (Conheça os Produtos e Serviços da NVi Nova Visão – clique aqui)Educare em Dia

Publicado no Informativo Institucional Educare em dia.

Número 14 – Fevereiro de 2006

Há alguns anos atrás falava-se sempre no tripé das Organizações, que era composto por Capital, Recursos Humanos e Conhecimento Técnico. Hoje, tudo isso continua extremamente válido, mas há que se acrescentar mais um ingrediente indispensável que é a “Gestão da Informação”.

Com a Evolução das facilidades de Comunicação, com a Globalização da Economia, se não houver uma boa Gestão da Informação, os Recursos Humanos pouco resolvem, o Capital se esvai rapidamente e o Conhecimento Técnico fica sem aplicação prática.

Esta é a era da Informação. Quem souber trabalhar a informação para que ela seja tratada, atualizada e disponibilizada no momento certo, terá uma arma extremamente poderosa em suas mãos. Mas não é tão simples assim atingir esse objetivo. Além das naturais dificuldades em conseguir recursos para o Investimento necessário, existe uma dificuldade muito significativa em ser capaz de definir quais as informações que realmente são necessárias e importantes. O excesso de informações, especialmente as não trabalhadas, pode tornar-se um obstáculo tão grande quanto a sua ausência. Além disso, temos a necessidade da mudança cultural das pessoas que integram a Organização. Pessoas são naturalmente resistentes a mudanças. Então, tanto quanto disponibilizar boas informações, é importante e imprescindível que as mesmas sejam utilizadas e, mais, que se saiba utilizá-las.

Hoje, toda organização tem uma área de TI (Tecnologia da Informação), muitas vezes vista apenas como um centro de custos muito caro. Este é o primeiro erro de quem administra TI.

A área de TI deve ser um Centro de Soluções e não apenas um mal necessário. Para tanto, é imprescindível que a mesma esteja perfeitamente sintonizada com as diretrizes da Organização, não só em termos das operações atuais, mas, também, que se envolva na definição dos Planos de médio e longo prazos das Organizações. Só assim ela conseguirá estar bem dimensionada e adequada às necessidades permanentes da Organização.

Eis aí uma área que precisa ser vista com mais objetividades e seriedade pelos altos gestores das Organizações.

Ivanir Ferri

Sócio – Fundador da NVi Nova Visão Informática

Conheça os Produtos e Serviços da NVi Nova Visão – clique aqui

SEGUEM ARTIGOS PUBLICADOS PELA NVi: 

Palavras – Chaves: A Era da Informação

 


Comente