Fone (41) 3224.5180

A Cadeia de Serviços e suas características e necessidades.

Artigo – A Cadeia de Serviços e suas características e necessidades.

A realidade do mercado brasileiro de serviços em campo, em função de vários fatores se caracteriza pela existência:

– De empresas de muito grande porte que demandam serviços.

– De empresas especializadas em fazer a gestão dos serviços.

– De pequenas e médias empresas que efetivamente realizam o serviço no campo.

As empresas que demandam os serviços, aquirers, indústrias que precisam prestar assistência técnica aos seus produtos, grandes conglomerados comerciais, universidades, etc.

Normalmente, este tipo de organização gera a necessidade do serviço, mas a gestão e prestação efetiva do serviço foge ao seu core principal e buscam no mercado empresas cujo core passa a ser a gestão dos serviços, buscando e credenciando prestadores, distribuindo serviços, controlando recursos, seja de ativos ou mesmo técnicos para o atendimento no campo.

As empresas gestoras de serviços normalmente não dispõe de uma estrutura própria de atendimento no campo, motivadas por diversos fatores como:

– Dimensão geográfica do país e do mercado dos produtos geradores dos serviços.

– Custo de manter equipes distribuídas de forma estratégica do ponto de vista da rapidez de atendimento.

A partir destes fatos surgem as pequenas empresas, focadas na realização do serviço, com um cunho técnico acentuado e abrangendo áreas geográficas bem menores.

Cada dia mais os que demandam os serviços, querem para ver seus clientes felizes, atender qualquer chamado no menor tempo possível, estabelecendo SLA´s cada dia mais reduzidos aos seus prestadores.

Quem faz a gestão dos serviços precisa ser ágil na distribuição dos mesmos evitando que parte preciosa e significativa do tempo seja consumido em burocracia e formas de distribuição dos serviços.

Quem efetivamente presta o serviço, na casa do cliente, precisa estar apto a receber as notificações de novos serviços no menor tempo possível, entrega-los aos profissionais que irão até a casa do cliente, e notificar o atendimento tão logo o mesmo ocorra, reduzindo assim o tempo entre abertura e fechamento dos chamados.

Esta redução aumenta a disponibilidade dos profissionais, reduz custos e aumenta a satisfação dos diversos elos da cadeia de serviços.

Para que estes objetivos sejam alcançados é importante ter ferramentas que possam de forma integrada e preferencialmente, uma mesma ferramenta atender os diversos níveis da cadeia de serviços, simplificando o workflow dos serviços, ganhando simplicidade, produtividade e eficiência.

Ivanir Ferri

Diretor Executivo – NVi Nova Visão Informática

Para conhecer a ferramenta SGO clique aqui.

VER MAIS ARTIGOS: 


Comente